Siga-nos nas redes

Vidas

Quando sobe a palco, a “Mulher do Fim do Mundo” leva consigo um alfinete. Consegue adivinhar porquê?

Publicado

em

Com 90 anos de vida, e 70 anos de carreira, Elza Soares é um nome incontornável da música brasileira. Com uma história de vida marcada pela violência doméstica e sexual, as músicas da cantora ganharam força ao longo dos anos e tornaram-se até em hinos de resistência. “Mulher do Fim do Mundo” é o nome do 32º álbum da cantora e é também o nome de uma das músicas que o compõe. Este é, inclusive, um dos temas centrais da banda sonora de 3%, uma série Netflix gravada no brasil e interpretada por atores brasileiros. Em entrevista à Revista Bem Mais Mulher, a cantora revelou como deu os primeiros passos na música.

“O meu filho mais velho João Carlos estava morrendo e eu já tinha perdido 2 filhos e não queria perder mais um. Eu não tinha dinheiro pra cuidar do meu filho e ouvi no rádio que o programa do Ary Barroso de calouros Nota 5, estava com o prêmio acumulado. Não sei como, mas eu sabia que ia buscar esse prêmio!Fiz a inscrição e me avisaram que eu precisava ir bonita. Mas eu não tinha roupa nem sapatos, não tinha nada! Então, eu peguei uma roupa da minha mãe, que pesava 60kg e vesti, só que eu pesava 32kg, já viu né? Ajustei com alfinetes. (…) Quando me chamaram, levantei e entrei no palco do auditório. O auditório tava lotado, todo mundo começou a rir alto debochando de mim. Seu Ary me chamou e perguntou: “O que você veio fazer aqui?”. “Eu vim Cantar!”, respondeu Elza.

“Me diz uma coisa, de que planeta você veio?”, contrapôs. “Do mesmo planeta seu Seu Ary”, respondeu a concorrente. “E qual é o meu planeta?”, questionou, intrigado. “Planeta Fome!”, respondeu Elza, surpreendendo todos com a sua resposta.

Com a interpretação da música Lama, a cantora levou consigo o prémio final e desde então que o alfinete é o seu amuleto da sorte, cada vez que pisa o palco.

“Naquela época eu achava que se tivesse alimentos pros meus filhos, não teria mais fome. O tempo passou e eu continuei com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais, percebo que a fome só muda de cara, mas não tem fim. Há sempre um vazio que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência”, explicou Elza Soares na mesma entrevista.

Música

Morreu Steve Harwell, antigo vocalista dos Smash Mouth

Publicado

em

O músico Steve Harwell, vocalista e cofundador dos Smash Mouth, morreu hoje, aos 56 anos, em Boise, Idaho, nos Estados Unidos, informou o agente da banda citado pela revista Rolling Stone.

De acordo com o jornal The New York Times, Harwell morreu de insuficiência hepática, e encontrava-se a receber cuidados paliativos. Harwell afastara-se dos palcos em 2021, por motivos de saúde.

Nascido em 1967, Steve Harwell fundou os Smash Mouth na Califórnia, em 1994, com Kevin Coleman, na bateria, Greg Camp, na guitarra, e Paul De Lisle, no baixo, apostando numa sonoridade pop-rock, com apelo ao ska e ao punk.

Continuar a ler

Música

Canção inédita de Freddie Mercury desenterrada pelos Queen

Publicado

em

A revelação foi feita por Brian May e Roger Taylor numa entrevista à BBC Radio 2. Faixa será lançada ainda este ano.

Foi no decorrer de uma entrevista a Zoe Ball, na BBC Radio 2, que os membros remanescentes da composição original dos Queen – Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria) – deram conta da descoberta de uma música inédita. “Encontrámos uma pequena joia do Freddie da qual já nos tínhamos esquecido”, contou Taylor.

Continuar a ler

Entretenimento

Bom tempo e “folga” de Sexta-feira Santa dão lugar a primeiro dia de praia

Publicado

em

Céu limpo e temperaturas a rondar os 20 graus foram motivos mais que suficientes para uma primeira ida à praia. Apesar da época balnear ainda não ter aberto oficialmente, a Costa Verde já deu um ar da sua graça esta tarde, com as praias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde a mostrarem uma boa moldura humana.

Para amanhã, sábado, o IPMA prevê céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã. Vento fraco, soprando moderado (15 a 25 km/h) de noroeste durante a tarde. Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal. Pequena subida da temperatura máxima.

Continuar a ler

JORNAL

TV

PODCASTS FAMA RÁDIO

Redes

Tendências