Siga-nos nas redes sociais

Sociedade

Quem é José Brito, o mais recente herói português?

Publicado

em

Apesar de ouvir várias vozes, ao seu lado, a dizerem para não se lançar à água, José Brito não hesitou e salvou um homem que se encontrava em apuros nas águas frias do Rio Tejo.

Tudo começou quando um homem de 68 anos se atirou à água, na manhã deste sábado. José Brito, imigrante em Portugal e ex-pescador em Cabo Verde, logo percebeu que o homem se encontrava em apuros porque estava com a cabeça debaixo de água há largos segundos.

“Saltei para a água e nadei até ele. Não se mexia. Puxei-o até à margem e, não sei como, tive força para pegar nele e colocá-lo nas escadas. Não respirava e já estava a espumar da boca, mas virei-o de lado para que mandasse fora a água que tinha nos pulmões. Também fiz massagem cardíaca e resultou. Quando os bombeiros chegaram, uns dez minutos depois, levaram-no para o hospital”, contou José Brito em entrevista à CMTV.

Sabe-se ainda que este novo herói nacional é pai de cinco filhos e este não é o primeiro salvamento que opera. Como pescador, em Cabo Verde, já salvou outras pessoas da água, mas afirmou que desta vez foi mais difícil devido “à má forma física” em que se diz estar.

O imigrante trabalha num Centro de Apoio a Sem-Abrigo e, apesar de não se reconhecer como um herói, diz que “faria tudo de novo” se fosse necessário. O seu filho, que se encontrava consigo no momento do salvamento, mostrou-se orgulhoso e afirmou que “o que o pai fez foi espetacular”.

Também Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu a grandeza do seu gesto. “Em tempos tão difíceis, esta ação certamente marcará os que assistiram, no local, ao salvamento, como todos os que dele tiveram conhecimento”, diz o documento. Marcelo acrescenta ainda que José Brito “deve ser distinguido pela coragem e pela vontade de ajudar o próximo”, foi a nota publicada pelo Presidente da República no site oficial.

Continuar a Ler
Advertisement

PODCASTS FAMA RÁDIO

TV

Jornal

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes