Siga-nos nas redes

Efemérides

Hoje é “Dia de Consciencialização do Stress”

Publicado

em

Apesar de invisível, o stress tem um peso elevado. Ignorar o stress no trabalho ou no quotidiano pode levar a sérias complicações de saúde, com o declínio do sistema imunitário, o aumento da pressão arterial e da suscetibilidade a doenças do coração.

Os objetivos da data passam por fornecer informação sobre o stress e por promover a importância do bem-estar para o indivíduo, partilhando estratégias de combate ao stress às organizações e ao indivíduo.

O trabalhador é incentivado a dialogar com a sua empresa sobre o stress que conhece no desempenho do seu trabalho, enquanto a empresa é convidada a adotar medidas que atenuem esse mesmo stress.

O Dia de Consciencialização do Stress é uma oportunidade para as pessoas começarem a tomar contas de si mesmas, tirando tempo para identificar as pressões individuais a que estão sujeitas e descobrir formas de as eliminar ou reduzir.

Formas de combater o stress

  • Contar até dez e respirar fundo;
  • Fazer pausas no trabalho;
  • Dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades;
  • Anotar todas as tarefas e obrigações;
  • Organizar o espaço de trabalho;
  • Decorar o espaço de trabalho como itens pessoais;
  • Mudar a decoração com frequência;
  • Fazer exercício físico;
  • Dormir bem;
  • Alimentar-se saudavelmente;
  • Sorrir;
  • Ter pensamentos positivos;
  • Ouvir música instrumental;
  • Ver vídeos engraçados;
  • Envolver-se menos emocionalmente;
  • Fazer meditação.

Efemérides

Hoje é Dia Mundial da Rádio

Publicado

em

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

Continuar a ler

Efemérides

Whitney Houston partiu há dez anos

Publicado

em

O mundo perdeu Whitney Houston há uma década. A estrela norte-americana – uma das mais brilhantes – morreu afogada na banheira de um quarto de hotel em Beverly Hills, nos Estados Unidos, na véspera dos Grammys, cerimónia e galardões que Whitney tratava por tu há alguns anos.

A cantora, que na altura combatia contra os demónios da dependência de drogas e álcool, tinha apenas 48 anos. Celebramos o legado artístico de Whitney com dez curiosidades biográficas sobre a mulher, mãe, cantora, atriz e produtora.

Whitney, nascida a 9 de agosto de 1963, cresceu no meio das vozes magistrais e robustas do gospel e dos tons orgânicos e quentes da soul. Era filha da cantora soprano Cissy Houston, prima da histórica Dionne Warwick e amiga de longa data de Aretha Franklin – a estrela maior da soul que, sendo amiga de Cissy, acompanhou o crescimento da dona de ‘I Wanna Dance With Somebody’.

Continuar a ler

Efemérides

Já foi eleita a palavra do ano 2021

Publicado

em

Cerca de 35 mil pessoas elegeram a palavra do ano 2021. “Vacina” foi a vencedora da iniciativa da Porto Editora, escolhida por 45,4% dos internautas, ou seja, com 15 mil votos.

“Vacina” encerrava a lista das dez palavras candidatas que esteve em votação ‘online’ durante todo o mês de dezembro do ano passado. A justificação da escolha da palavra foi a seguinte: ”Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação”.

Em segundo lugar, na eleição d’”A Palavra do Ano”, ficou “resiliência”, com 30,5% dos votos e, a fechar o pódio, “teletrabalho”, que arrecadou 9,2% dos votos.

“Vacina” sucede a “saudade”, eleita em 2020.

Continuar a ler

FAMA – CANAL 2

TV

RÁDIO FAMA Q

PODCASTS FAMA RÁDIO

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências