Siga-nos nas redes sociais

Sociedade

Contacto com zonas verdes pode beneficiar o sistema imunitário das crianças

Publicado

em

Um estudo demonstrou que as crianças que passaram a brincar em zonas com vegetação melhoraram os seus sistemas imunitários ao fim de um mês. Os cientistas acreditam que isto se deve ao facto de as crianças serem capazes de desenvolver, nestes ambientes, mais micróbios na pele do que crianças que têm menos contacto com a natureza.

O estudo, feito na Finlândia, apesar de ter contado com um número relativamente reduzido de participantes, pode dar algumas pistas sobre a evolução de casos de autoimunes. Estas doenças crónicas (em que o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra o próprio organismo) crescem atualmente no mundo. Entre elas, estão artrite reumatoide, lúpus, asma, eczema, diabetes tipo 1, doença inflamatória intestinal e esclerose múltipla.

Em quatro dos dez infantários, foram instalados relvados naturais adornados com arbustos anões, mirtilos e musgo, além de plantas. As crianças passaram uma média de 90 minutos por dia nestes espaços naturais e eram encorajadas a brincar com as plantas e com o solo.

Passados 28 dias, foram feitos testes de imunidade à pele das crianças – e a diversidade de micróbios presentes era um terço superior ao das crianças de outros infantários cujas escolas não tinham sido adaptadas. As análises de sangue também se mostraram mais ricas em proteínas e células necessárias para reforçar o sistema imunitário.

PODCASTS FAMA RÁDIO

TV

Jornal

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes