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Sociedade

Máscaras não aumentam risco de intoxicação por CO2

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As máscaras são uma das medidas de proteção mais importantes face à Covid-19. Porém, alguns acreditam que o seu uso de forma abusiva pode vir a causar a hipercapnia, ou seja, o efeito de acumulação de excesso de CO2 na circulação sanguínea. 

Um novo estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, divulgado esta sexta-feira na publicação científica Annals of the American Thoracic Society, vem comprovar que a afirmação não passa de um mito.

De acordo com a pesquisa, as máscaras não retêm dióxido de carbono próximo do rosto e, portanto, não aumentam risco de intoxicação. 

Para chegar a esta conclusão, os investigadores avaliaram as mudanças no nível de oxigénio e de dióxido de carbono antes e durante o uso de máscara em 30 pessoas. Destas 30, quinze eram indivíduos saudáveis e os outros quinze sofriam de uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), na qual a passagem do ar pelos pulmões é obstruída.

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Sociedade

Anseia por uma boa noite de sono? Estas 5 dicas vão ajudá-lo!

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As noites mal dormidas podem tornar-se num verdadeiro problema quando acontecem demasiadas vezes. A má qualidade de sono por trazer várias consequências para a saúde tais como stress, ansiedade, o desenvolvimento de falhas da memória, dores de cabeça, perda de energia e alterações no apetite. Por isso, nada melhor que algumas dicas para que a noite de sono se traduza realmente em descanso.

1 – Crie uma rotina e vá para a cama sempre à mesma hora. Estabelecer um horário para deitar é fulcral para que o próprio corpo comece a habituar-se à hora do descanso e tenha mais facilidade em adormecer.

2 – Durante o dia não fazer sestas superiores a 45 minutos. Não há mal nenhum em descansar durante o dia, se tiver necessidade disso. Mas é importante que a sesta não se prolongue por demasiado tempo para não interferir com a sua noite de sono.

3 – Ler antes de dormir e tomar um chá. A leitura de um livro pode ser um excelente aliado para relaxar e concentrar-se antes de ir dormir, assim como beber uma bebida quente, de preferência um chá de uma planta que o ajude a relaxar como a camomila, por exemplo. Evite o chá verde e o chá preto devido ao teor de cafeína.

4 – Livre-se do telemóvel, televisão e computador antes 30 minutos de ir dormir. Pela sua luz e grande interatividade, estes aparelhos estimulam o cérebro e dificultam o relaxamento necessário para dormir. Mantenha sempre um ambiente escuro para garantir uma noite de sono sem interrupções.

5 – Pratique exercício regularmente. De preferência antes das 21 horas, a prática de exercício é uma aliada no descanso noturno, uma vez que vai ajudar o seu corpo a libertar o stress e excesso de energia acumulados fazendo com que se sinta mais cansado e seja mais fácil adormecer quando se deita.

Estas são apenas algumas das dezenas de dicas utilizadas para uma boa noite de sono. Importa agora pô-las em prática mesmo que isso signifique alterar alguns hábitos na sua rotina.

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Insólito: Condutor detido por ter seguro do carro válido… até 31 de fevereiro

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Parece uma anedota e põe qualquer um a rir às gargalhadas, menos ao infractor que falsificou os documentos do seu automóvel.

Um automobilista parado numa operação stop, pela Gendarmerie Nationale em Valence, cidade francesa a 100 quilómetros a sul de Lyon.

Ao verificar a “papelada”, os militares da força policial, equiparada à nossa GNR, perceberam que tinha sido falsificado o documento da inspecção técnica obrigatória.

” A vinheta do seguro automóvel, colocada no pára-brisa, declarava que ele era “válido até 31 de Fevereiro de 2021”.

O automóvel foi apreendido e o condutor de 39 anos encaminhado para a esquadra para responder em tribunal no dia seguinte.

Alguém devia ter alertado o infractor que Fevereiro tem apenas 28 dias, ou 29 nos anos bissextos. Não é o caso de 2021!

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Sociedade

Não há razão para filas. Presentes de natal terão prazos de troca alargados entre 30 a 45 dias

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Devido à evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, os presentes de natal vão ter prazos de troca alargados entre 30 a 45 dias. A medida pretende dar mais tempo aos consumidores para realizarem as suas compras de natal sem comprometerem a possibilidade de troca ou devolução, precavendo ajuntamentos nos espaços comerciais. Por outro lado, evita também os ajuntamentos habituais nos dias que sucedem o natal para trocar os presentes recebidos, assim como uma descida drástica das vendas na época natalícia.

O Correio da Manhã avança que António Costa irá formalizar um novo protocolo com as associações de lojistas, mas sabe-se já que a adesão por parte das lojas aos novos prazos não será obrigatória. Para que os clientes reconheçam as lojas aderentes, estas estarão identificadas com um selo à entrada do espaço.

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