Siga-nos nas redes

Sociedade

Braga, Famalicão, Barcelos e Guimarães querem metro de superfície a unir as cidades

Publicado

em

Os presidentes de Câmara dos municípios que compõem o Quadrilátero Urbano – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães – defendem a construção de um metro de superfície que una as quatro cidades. A ideia saiu reforçada da reunião que decorreu, esta segunda-feira, ao final do dia, nos Paços do Concelho de Barcelos, e que sentou à mesma mesa os autarcas Mário Constantino, Ricardo Rio, Mário Passos e Domingos Bragança.
Com vista a sustentarem a sua pretensão, os presidentes dos quatro municípios decidiram solicitar junto da CCDRN e do Eixo-Atlântico dois estudos: um relativo à viabilidade económica do projeto e outro sobre os impactos económicos e sociais que esse projeto traria para a região do Minho.
Entretanto, os presidentes destas Câmaras municipais vão apresentar esta ideia de investimento junto do Governo central, nomeadamente ao Ministro das Infraestruturas e ao Ministro da Coesão Territorial.
Os autarcas sublinham que este é um projeto “estratégico para o desenvolvimento da região”, realçando que “permitiria retirar pressão automobilística sobre as vias nacionais que ligam as quatro cidades”.

Defendem ainda que “contribuiria para as metas da descarbonização; teria sustentabilidade ambiental; promoveria a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a mobilidade de pessoas, nomeadamente estudantes que frequentam os estabelecimentos de Ensino Superior de cada uma das cidades do Quadrilátero”.
Por outro lado, sustentam que os diversos governos do país, independentemente da sua composição partidária, “não têm feito o investimento necessário”, naquela que é a terceira maior comunidade do país, onde residem mais de 700 mil pessoas. Assim, entendem que está na hora de o Estado Central “corrigir esta discriminação negativa e tratar a região minhota como o tem feito nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”.

Sociedade

Radio Edit – “Ensino: Tic Tac vs Tik Tok”

Publicado

em

RADIO EDIT é uma mini-rubrica aberta ao pensamento, opinião e crítica. Difundida pela Fama Rádio, é assinada por Arcindo Guimaraes.

Continuar a ler

Sociedade

Radio Edit – “Hoje é para ti, Luís Meireles!”

Publicado

em

RADIO EDIT é uma mini-rubrica aberta ao pensamento, opinião e crítica. Difundida pela Fama Rádio é assinada por Arcindo Guimaraes.

Errata: foi mencionado “quinta-feira” em vez de “terça-feira”.


As últimas da FAMA Rádio em formato Podcast

https://audiomack.com/rss/fama-radio-portugal/podcast.rss

Adicione o RSS feed da FAMA ao seu leitor de Podcast. Copie este link em cima e cole-o no programa de Podcast da sua preferência.

Listen on Apple Podcasts
Continuar a ler

Sociedade

Famacast – Entrevista a Luís Mendonça, presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão

Publicado

em

A APR – Associação Portuguesa de Radiodifusão, representa em Portugal mais de duas centenas de estações de rádio, incluindo o serviço público. O líder da nova direção eleita em 2022, Luís Mendonça, esteve de visita à Fama Rádio e aproveitou para fazer a sua análise ao setor.

Continuar a ler

FAMA – CANAL 2

TV

PODCASTS FAMA RÁDIO

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências