Sociedade
Braga, Famalicão, Barcelos e Guimarães querem metro de superfície a unir as cidades

Os presidentes de Câmara dos municípios que compõem o Quadrilátero Urbano – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães – defendem a construção de um metro de superfície que una as quatro cidades. A ideia saiu reforçada da reunião que decorreu, esta segunda-feira, ao final do dia, nos Paços do Concelho de Barcelos, e que sentou à mesma mesa os autarcas Mário Constantino, Ricardo Rio, Mário Passos e Domingos Bragança.
Com vista a sustentarem a sua pretensão, os presidentes dos quatro municípios decidiram solicitar junto da CCDRN e do Eixo-Atlântico dois estudos: um relativo à viabilidade económica do projeto e outro sobre os impactos económicos e sociais que esse projeto traria para a região do Minho.
Entretanto, os presidentes destas Câmaras municipais vão apresentar esta ideia de investimento junto do Governo central, nomeadamente ao Ministro das Infraestruturas e ao Ministro da Coesão Territorial.
Os autarcas sublinham que este é um projeto “estratégico para o desenvolvimento da região”, realçando que “permitiria retirar pressão automobilística sobre as vias nacionais que ligam as quatro cidades”.
Defendem ainda que “contribuiria para as metas da descarbonização; teria sustentabilidade ambiental; promoveria a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a mobilidade de pessoas, nomeadamente estudantes que frequentam os estabelecimentos de Ensino Superior de cada uma das cidades do Quadrilátero”.
Por outro lado, sustentam que os diversos governos do país, independentemente da sua composição partidária, “não têm feito o investimento necessário”, naquela que é a terceira maior comunidade do país, onde residem mais de 700 mil pessoas. Assim, entendem que está na hora de o Estado Central “corrigir esta discriminação negativa e tratar a região minhota como o tem feito nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”.
Sociedade
Radio Edit – “Ensino: Tic Tac vs Tik Tok”
RADIO EDIT é uma mini-rubrica aberta ao pensamento, opinião e crítica. Difundida pela Fama Rádio, é assinada por Arcindo Guimaraes.
Sociedade
Radio Edit – “Hoje é para ti, Luís Meireles!”
RADIO EDIT é uma mini-rubrica aberta ao pensamento, opinião e crítica. Difundida pela Fama Rádio é assinada por Arcindo Guimaraes.
Errata: foi mencionado “quinta-feira” em vez de “terça-feira”.
As últimas da FAMA Rádio em formato Podcast

https://audiomack.com/rss/fama-radio-portugal/podcast.rss
Adicione o RSS feed da FAMA ao seu leitor de Podcast. Copie este link em cima e cole-o no programa de Podcast da sua preferência.
Sociedade
Famacast – Entrevista a Luís Mendonça, presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão
A APR – Associação Portuguesa de Radiodifusão, representa em Portugal mais de duas centenas de estações de rádio, incluindo o serviço público. O líder da nova direção eleita em 2022, Luís Mendonça, esteve de visita à Fama Rádio e aproveitou para fazer a sua análise ao setor.
- Fama Rádiohá 3 anos
Clã na Fama Rádio
- Culturahá 2 anos
Faleceu o ator Cândido Ferreira
- Vidashá 3 anos
Craque do FC Famalicão exibe a sua nova conquista
- Sociedadehá 3 anos
Polémica campanha da Dodot deixa Diogo Piçarra indignado “Tenham vergonha na cara”
- Entretenimentohá 3 anos
Comediante Alexandre Santos “elogia” Night Club de Ribeirão no programa de Rui Unas
- Vidashá 3 anos
PSP comenta foto de ‘Pipoca’… por causa de sapatos
- Vidashá 3 anos
Cristina Ferreira lança novo livro com título polémico
- Sociedadehá 2 anos
Morreu a cantora Sara Carreira, filha de Tony Carreira