Cultura
J. K. Rowling vai doar até 1,2 milhões de euros para ajudar órfãos na Ucrânia

A escritora britânica J. K. Rowling, autora da saga “Harry Potter”, vai doar até um milhão de libras (1,2 milhões de euros) para ajudar as crianças em orfanatos na Ucrânia, anunciou hoje a escritora, através do Twitter.
Deste modo, a escritora responde a um apelo da Fundação Lumos, instituição de caridade que cofundou em 2005 com a baronesa Emma Nicholson de Winterbourne, apelando a que mais pessoas se juntem a esta causa, que está a desenvolver “um trabalho crucial com algumas das crianças mais vulneráveis na Ucrânia”.
Na sua página de Twitter, a Lumos fez um apelo por donativos urgentes para fazer chegar alimentos, bens de higiene e material médico às crianças afetadas pela crise humanitária ucraniana.
I will personally match donations to this appeal, up to £1m. Thank you so, so much to all who’ve already donated, you’re enabling @lumos to do crucial work for some of the most vulnerable children in Ukraine. https://t.co/XK8yTtB1nl
— J.K. Rowling (@jk_rowling) March 7, 2022
“Pessoalmente, farei corresponder as doações a este apelo, até um milhão de libras”, escreveu J. K. Rowling, agradecendo a todas as pessoas que já doaram à instituição.
Na sua página de Internet, a Lumos explica que neste momento a sua equipa está a “trabalhar na Ucrânia, nos países vizinhos, e com parceiros de confiança na região, para prestar assistência a crianças presas em orfanatos, fornecer alimentos de emergência, kits de higiene e médicos, ajudar a manter algumas das crianças mais vulneráveis em segurança, e apoiar famílias, famílias de acolhimento e famílias de acolhimento de emergência”.
“A Lumos tem estado a trabalhar extensivamente na região de Zhitomir, na Ucrânia, a oeste da capital Kiev, uma área agora sob ataque das forças russas”, acrescenta.
Segundo dados da fundação, antes da invasão, havia mais de 1.500 crianças internadas em orfanatos na região, e cerca de 100.000 crianças a viver em instituições em todo o país.
Por isso, a invasão pelas forças russas significa que agora há mais crianças em perigo, alerta a Lumos, afirmando que tem trabalhado com o governo da Ucrânia na reforma do sistema de cuidados, para aumentar a proteção das crianças e prevenir a separação familiar.
Cultura
Mário Laginha este sábado no Grande Auditório da Casa das Artes da Famalicão

Este é o concerto de apresentação do disco em que o Eixo do Jazz Ensemble se reuniu com Mário Laginha e a que se chamou EJE meets Mário Laginha.
Em 2019, na residência Jazz na Aldeia com Mário Laginha, por sugestão do próprio, o Eixo do Jazz decidiu basear as residências no estudo no repertório dos músicos convidados, portugueses e galegos, e criar um ensemble que pudesse fazer a divulgação desses repertórios.
Em 2020, e contra todas as adversidades desse ano, foi feita a gravação em confinamento, do repertório de Mário Laginha, interpretado pelo mesmo e pelo Eixo do Jazz Ensemble (EJE), para a edição de um disco, disco esse que irá ser lançado no dia 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz, na Casa das Artes de Famalicão.
O Eixo do Jazz Ensemble, é constituído por músicos selecionados pelo Eixo do Jazz e pelo director artístico Diego Alonso e ainda este ano tenciona gravar mais dois discos com os repertórios de Iago Fernandez e de João Paulo Esteves da Silva.
Ficha Artística
Mário Laginha: Repertório e Piano
Diego Alonso: Arranjos
Vozes: Joana Raquel e Teresinha Sarmento
Piano: Miguel Meirinhos
Saxofones: Diego Alonso e João Paulo Silva
Trombone: Gil Silva
Contrabaixo: Yudit Almeida
Bateria: Zé Stark Ver menos
Cultura
Casa das Artes de Famalicão: espetáculo Soundcheck cancelado

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão comunica o cancelamento do espetáculo SOUNDCHECK agendado para os dias 21, 22 e 23 de abril, devido ao facto de um dos elementos do elenco ter testado positivo para o Covid-19.
“A todos os que já adquiriram bilhete para o espetáculo e necessitem de informações, por favor, entrem em contacto com a bilheteira da Casa das Artes de Famalicão pelo 252 371 297 ou bilheteira.casadasartes@famalicao.pt”, comunica aquela casa de espetáculos, em nota enviada.
Cultura
Florence + The Mchine lança vídeo gravado na Ucrânia

O novo álbum de Florence + The Machine intitula-se “Dance Fever” e sai a 13 de maio. Além deste detalhes sobre o quinto longo de estúdio do projeto personalizado por Florence Welch, foi revelado mais um single de avanço, ‘My Love’.
O vídeo do tema de ‘My Love’ tem a particularidade de ter sido rodado em Kiev em novembro do ano passado, meses antes do cerco de tropas russas que se vive atualmente na capital ucraniana.
As várias equipas que participam neste teledisco são ucranianas. Duas das bailarinas que atuam no clipe, Maryne Kuchskova e Anastasiia Kharchenko, estão a viver o drama da guerra na Ucrânia, refugiadas em abrigos antiaéreos, segundo dá conta nas redes sociais o videasta que realizou este videoclipe, Autumn de Wilde.
Também o primeiro vídeo promocional de “Dance Fever”, relativo ao primeiro single de avanço, ‘King’, foi filmado no Estado da Ucrânia.
Florence and the Machine figura como cabeça-de-cartaz do festival NOS Alive, no dia 7 de julho. O projeto de Florence Welch atua no Palco NOS. É o regresso de Florence and the Machine ao festival de Algés 12 anos depois.
- Vidashá 2 anos
Craque do FC Famalicão exibe a sua nova conquista
- Fama Rádiohá 2 anos
Clã na Fama Rádio
- Culturahá 1 ano
Faleceu o ator Cândido Ferreira
- Sociedadehá 2 anos
Polémica campanha da Dodot deixa Diogo Piçarra indignado “Tenham vergonha na cara”
- Entretenimentohá 2 anos
Comediante Alexandre Santos “elogia” Night Club de Ribeirão no programa de Rui Unas
- Vidashá 2 anos
PSP comenta foto de ‘Pipoca’… por causa de sapatos
- Vidashá 2 anos
Cristina Ferreira lança novo livro com título polémico
- Sociedadehá 1 ano
Morreu a cantora Sara Carreira, filha de Tony Carreira