Siga-nos nas redes

Sociedade

Passa muitas horas sentado? Saiba o que isso representa para a sua saúde

Publicado

em

Dentro de poucos dias faz um ano que Portugal entrou em confinamento. O teletrabalho passou a ser obrigatório e as saídas de casa passaram a ser reduzidas ao essencial, tal como idas ao supermercado ou à farmácia. A constante permanência no mesmo local leva a que, involuntariamente, as pessoas se tornem mais sedentárias e a prática de exercício em casa não cativa toda a gente.

Ma afinal, que risco representa para a nossa saúde este sedentarismo? Edward R. Laskowski, da Mayo Clinic, citado pelo Notícias ao Minuto, refere que “passar muito tempo sentado no geral e durante longos períodos também parece aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares e cancro”. Além destas consequências mais graves, estão inerentes também o aumento de peso, o risco de diabetes e até dores prolongadas nas costas e nos ombros.

O médico acrescenta que “qualquer sessão prolongada – atrás de uma secretária, atrás do volante ou à frente de um ecrã – pode ser prejudicial” e que “uma análise de 13 estudos descobriu que aqueles que se sentam por mais de oito horas por dia sem nenhuma atividade física têm um risco de morte semelhante aos riscos apresentados pela obesidade e pelo tabaco”.

Cultura

Eric Clapton diz que quem se vacinou contra a covid-19 foi alvo de “hipnose”

Publicado

em

Em entrevista ao canal de YouTube “The Real Music Observer”, Clapton afirmou ter tomado conhecimento de uma teoria de Mattias Desmet, professor de psicologia clínica da Universidade de Gent (Bélgica), denominada de “hipnose de massas”.

“Assim que comecei a procurar pelos sinais [de hipnose], comecei a vê-los em todo o lado”, afirmou. “Lembrei-me de ver coisas no YouTube que eram tipo publicidade subliminar”.

A teoria, que se popularizou após figurar no podcast do comediante e apresentador Joe Rogan, foi entretanto desvalorizada por vários académicos – como Stephen Reicher, professor de psicologia social da Universidade de St. Andrews (Reino Unido): “Não tem credibilidade académica”, disse.

Continuar a ler

Sociedade

Britney Spears esperou 13 anos por um copo de vinho

Publicado

em

Após largos anos de tutela abusiva do seu pai, Britney Spears tem aproveitado as últimas semanas para retomar a vida que sempre quis.

Nas suas redes sociais, das quais esteve privada por vários anos, a cantora de 40 anos revelou que ao fim de 13 anos bebeu (finalmente) um copo de vinho.

“Tenho a certeza de que parece estranho eu a dançar com a Madonna, admito. […] Bem, é exatamente isto que a música me faz! Bebi o meu primeiro copo de vinho no passado fim de semana! Esperei 13 anos… é tempo suficiente!”, escreveu no Instagram.

Continuar a ler

Sociedade

Itália já tem um comprimido anti-Covid-19

Publicado

em

Começou a ser comercializado esta quarta-feira, em Itália, e só deve ser tomado em situações de emergência. Segundo detalha a Euronews, o novo comprimido anti-Covid-19 é da autoria da farmacêutica Merck e foi aprovado pela Agência Italiana de Medicamentos a 22 de Dezembro. O Molnupiravir é um comprimido vermelho que pode ser tomado em casa e ajuda a prevenir casos graves e internamentos hospitalares em 30% quando tomado no espaço de cinco dias após os primeiros sintomas – caso contrário não será eficaz.

O país vai ainda receber, no final deste mês, um antiviral da Pfizer.

Continuar a ler

TV

RÁDIO FAMA Q

FAMA – CANAL 2

PODCASTS FAMA RÁDIO

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências