Siga-nos nas redes sociais

Sociedade

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Publicado

em

Celebra-se, esta quinta feira, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Assinalado pela primeira vez no ano 2000, este dia pretende desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os dados reais da doença.

Este ano, a Organização Mundial de Saúde alertou para a importância de estar atento à doença e prevê que esta vitime mais pessoas nos próximos tempos devido à interrupção de consultas de rastreamento devido à mobilização dos hospitais para a Covid-19.

Várias foram as figuras públicas que, através das suas redes sociais, fizerem um apelo aos seus seguidores para não ignorarem os primeiros sinais da doença.

Fátima Lopes evidenciou que nos seus 26 anos de carreira teve “oportunidade de conversar com muitas pessoas que estavam no meio da batalha ou que tinham saído vitoriosas da luta contra o cancro”.

“Há circunstâncias que estão fora das nossas mãos, mas há outras que podemos controlar. Preste atenção aos seu corpo, faça os exames de diagnóstico precoce e cuide de si. Aposte na prevenção, hoje e sempre”, apelou a apresentadora.

Por sua vez, Marta Melro também não deixou esta data passar em branco.

“Todos sabemos que a pandemia de Covid-19 tem sobrecarregando o nosso SNS e os profissionais de saúde. Todos sabemos que devemos ficar em casa sempre que possível. No entanto há muitas doenças que não podem esperar em casa, tal como o cancro”, começou por escrever.

“O diagnóstico precoce continua a ser um forte aliado contra a doença e portanto é fundamental que os doentes oncológicos continuem a ser acompanhados. (…) Se está doente ou suspeita de algum sintoma entre em contacto com um profissional de saúde de forma a ser encaminhado.
Pode fazê-lo através da página da SPO. Lá encontrará também ajuda para esclarecer dúvidas e documentos de apoio ao doente. Não adie, a sua vida depende disso!”, concluiu a atriz.

Veja agora as publicações na íntegra…

PODCASTS FAMA RÁDIO

TV

Jornal

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes