Siga-nos nas redes

Música

Salvador Sobral, Carolina Deslandes e Sara Correia nomeados para os Grammy Latinos

Publicado

em

Salvador Sobral, Carolina Deslandes e Sara Correia estão nomeados para os prémios Grammy Latinos, cuja lista de nomeações foi revelada esta tarde. O artista colombiano Camilo é o que recolhe mais indicações, 10 no total, mas estão também nomeados para várias categorias o espanhol C. Tangana e o porto-riquenho Bad Bunny.

“BPM”, de Salvador Sobral, surge indicado na categoria de Melhor Engenharia de Gravação de Álbum pelo trabalho de Nelson Carvalho, Leo Aldrey, Rafael Giner e Tiago de Sousa. Para o mesmo prémio, concorrem “Bruma: Celebrating Milton Nascimento” de Antonio Adolfo, “El Madrileño” de C. Tangana, “Iceberg” de Priscila Tossan e “Un Canto Por México, Vol. II” de Natalia Lafourcade.

Deslandes está nomeada na categoria de Melhor Vídeo Musical em Versão Longa com “Mulher”, competindo pelo prémio com “Un Segundo MTV Unplugged” de Café Tacvba, “Entre Mar Y Palmeras” de Juan Luis Guerra, “Origen” de Juanes e “Queen Me Tañe Escucha Mis Voces” de Gastón Lafourcade.

Quanto a Sara Correia, está nomeada na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Do Coração”, competindo com Luiz Caldas e “Sambadeiras”, Orquestra Afrosinfônica e “Orin, a Língua dos Anjos”, Elba Ramalho e “Eu e Vocês” e Ivete Sangalo e “Arraiá da Veveta”.

Os vencedores da 22ª edição dos Grammys Latinos serão conhecidos numa cerimónia a realizar-se no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas no dia 18 de novembro.

Música

Ouvir música aos altos berros no carro já é uma infração punida com multa

Publicado

em

Os polícias já podem passar multas a quem estiver a ouvir música com volume demasiado elevado no carro. E não é considerada uma infração não criminal punível com coima apenas durante a condução.

Se o veículo estiver bem estacionado e num lugar legal, mas se o som emitido pelo rádio for audível a mais de sete metros de distância isso configura incumprimento da lei.

A legislação entrou em vigor na sexta-feira, dia 1 de julho, e autoriza os agentes da autoridade do estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, a passarem uma multa no valor fixo de 114 dólares, ou seja, aproximadamente 109 euros aos infratores.

A coima pode ser aplicada a todos os veículos em que é possível detetar um elevado volume de som recorrendo apenas à audição, mesmo que as batidas e as letras das músicas sejam indecifráveis.

A medida, que já pode ser aplicada, fazia parte de um projeto de lei mais amplo proposto por vários condados da Flórida que pretendia proibir as festas as pop-up não autorizadas que costumam acontecer em várias praias do estado norte-americano, como Daytona Beach.

As populações argumentam que as tais reuniões e comemorações não planeadas nem organizadas atraem multidões barulhentas que inundam as estradas das zonas envolventes com carros com a música demasiado alta.

Por serem consideradas zonas mais sensíveis ao barulho, locais que estejam na proximidade de uma escolha, igreja ou hospital, exigem que o volume seja ainda mais reduzido

A exceção à regra são os veículos usados com propósitos comerciais ou políticos, aos quais não será aplicada nenhuma sanção.

Continuar a ler

Música

Canção inédita de Freddie Mercury desenterrada pelos Queen

Publicado

em

A revelação foi feita por Brian May e Roger Taylor numa entrevista à BBC Radio 2. Faixa será lançada ainda este ano.

Foi no decorrer de uma entrevista a Zoe Ball, na BBC Radio 2, que os membros remanescentes da composição original dos Queen – Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria) – deram conta da descoberta de uma música inédita. “Encontrámos uma pequena joia do Freddie da qual já nos tínhamos esquecido”, contou Taylor.

Continuar a ler

Música

Eurovisão comentada a partir de abrigo na Ucrânia.

Publicado

em

A canção da Ucrânia está entre as primeiras dez finalistas. Timur Miroshnychenko, da televisão ucraniana, comentou o concurso abrigado das bombas.

No passado dia 10 de maio, teve lugar a primeira semifinal da Eurovisão 2022, com Portugal a conseguir ficar entre os dez finalistas tal como a Ucrânia que também passou à final com ‘Stefania’ dos Kalush Orchestra. O concurso acontece em Turim, Itália.

 Em contexto de guerra, Timur Miroshnychenko, o comentador da televisão ucraniana, relatou o que ia acontecendo no palco da arena Pala Olímpico a partir de um abrigo localizado em Kiev, a capital do país que continua a ser um alvo do Kremlin.

Os Kalush Orchestra, que interpretaram a canção ‘Stefania’, tiveram uma autorização especial, dada pelo governo ucraniano, para participarem no concurso, caso contrário os vários elementos do grupo teriam de estar a apoiar a Ucrânia no combate contra as forças militares russas ao abrigo da lei marcial que impede a saída do país de homens entre os 18 e os 60 anos.

A banda ucraniana tem sido apontada como a favorita à vitória no site de apostas eurovisionworld.

Além de Portugal e Ucrânia, estão na final: Suíça (‘Boys do cry’, Marius Bear), Arménia (‘Snap’, Rosa Linn), Islândia (‘Með hækkandi sól’, Systur), Lituânia (‘Sentimentai’, Monika Liu), Noruega (‘Give that wolf a banana’, Subwoolfer), Grécia (‘Die together’, Amanda Georgiadi Tenfjord), Moldova (‘Trenuletul’, Zdob si Zdub & Advahov Brothers) e Países Baixos (‘De Diepte’, S10).

De fora ficaram Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria.

Continuar a ler

FAMA – CANAL 2

TV

RÁDIO FAMA Q

PODCASTS FAMA RÁDIO

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências