Siga-nos nas redes

Música

Neil Young encoraja trabalhadores do Spotify a pedirem a demissão.

Publicado

em

Neil Young publicou uma nova carta aberta, dirigida aos trabalhadores do Spotify.

Após ter pedido que o seu catálogo musical fosse retirado da plataforma, devido ao papel que o Spotify tem tido na disseminação de desinformação sobre a covid-19 (nomeadamente através do podcast “The Joe Rogan Experience”), Young pediu aos funcionários da empresa, e aos seus colegas de profissão, para que façam o mesmo: “Saiam daí antes que esse sítio devore a vossa alma”, escreveu.

“Abandonem quem espalha desinformação. Procurem um lugar limpo que possam apoiar mensalmente. Vocês têm poder, usem-no. Têm de encontrar um lugar melhor que o Spotify, que possa ser casa para a vossa arte. Aos trabalhadores do Spotify, digo: o Daniel Ek é o grande problema, não é o Joe Rogan. O único propósito dele são os números, não é a arte nem a criatividade”, disse.

Recorde-se que, no final da semana passada, Daniel Ek, CEO do Spotify, enviou uma carta aos funcionários da empresa, através da qual condena “com veemência” o uso de expressões racistas por parte de Joe Rogan no seu podcast.

Estas declarações do homem forte do serviço de streaming surgem numa altura em que o Spotify retirou mais de cem episódios do podcast “The Joe Rogan Experience”, uma parte substancial dos quais devido à utilização por parte de Rogan da chamada “n-word”, uma palavra de língua inglesa extremamente ofensiva para com pessoas negras. “Concordo com a decisão [assumida como sendo do próprio podcaster] de remover episódios antigos da nossa plataforma”, escreveu Daniel Ek. “Mas quero deixar bem claro que silenciá-lo não é opção. Devemos traçar linhas concretas em relação aos nossos conteúdos e agir quando forem ultrapassadas, mas cancelar vozes é seguir um caminho perigoso”.

Neil Young apontou ainda o dedo a quatro bancos norte-americanos (Chase, Citi, Bank of America e Wells Fargo), que acusa de estarem a contribuir para a “destruição do planeta” com o financiamento que fazem a empresas ligadas a combustíveis fósseis. “Vocês têm o poder para mudar o mundo. Os vossos netos irão agradecer-vos”, acrescentou.

O veterano Neil Young anunciou a retirada da sua obra do Spotify em protesto contra a disseminação de teorias de conspiração no mais popular podcast da plataforma. Outros artistas seguiram-no. Mas o gigante tecnológico sueco prefere defender a sua galinha dos ovos de ouro, escolhendo ver-se como mero difusor em vez de se ver como o ‘publisher’

Entretenimento

Jorge Palma lança “Um Passo ao Lado” com Márcia

Publicado

em

Acaba de ser lançado “Um Passo ao Lado” , novo single de Márcia em dueto com Jorge Palma, que rapidamente se transformou em aposta no air play da Fama Rádio.

Um passo ao lado, com letra e música de Márcia , é uma canção sobre o que é para acontecer no percurso de cada pessoa; errar, corrigir os erros e continuar construindo o caminho.

O álbum, que foi inicialmente lançado em CD e Vinil a 7 de Fevereiro deste ano, foi sendo revelado online – canção a canção, de 15 em 15 dias. Ana Márcia fica assim completo nas plataformas digitais, sendo 4 de Julho a sua data de lançamento digital oficial.

Continuar a ler

Entretenimento

Os Rolling Stones vão lançar um novo álbum de originais

Publicado

em

A banda britânica Rolling Stones vai lançar um novo álbum de originais, intitulado “Hackney Diamonds”, o primeiro desde “A Bigger Bang”, de 2005, e desde a morte do baterista Charlie Watts.

O anúncio foi feito através das redes sociais na segunda-feira e mais detalhes vão ser partilhados na quarta-feira, num evento em Hackney, uma zona de Londres, onde os membros da banda Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood vão ser entrevistados pelo apresentador de televisão norte-americano Jimmy Fallon.

De acordo com um comunicado dos Rolling Stones, citado pela Associated Press, “Hackney pode estar no centro de ‘Hackney Diamonds’, mas este é um momento verdadeiramente global que queremos partilhar com os fãs por todo o mundo via YouTube”.

A concretização do anúncio segue-se a uma campanha em que o logo do grupo foi projetado em várias cidades, como Nova Iorque e Paris, e do lançamento de um ‘site’ específico para o álbum.

Os Rolling Stones formaram-se em 1962, em Londres, mantendo atividade contínua – e popularidade – desde então, algo sem paralelo na história da música popular, como recorda a entrada do grupo na Enciclopédia Britânica.

Depois de “A Bigger Bang”, de 2005, o grupo lançou um disco de versões de ‘blues’ intitulado “Blue & Lonesome”, que conquistou um Grammy para melhor álbum daquele género, o segundo recebido pela banda de “Sympathy for the Devil”, depois de “Voodoo Lounge” ter ganhado o prémio de melhor disco de rock.

Continuar a ler

Música

Morreu Steve Harwell, antigo vocalista dos Smash Mouth

Publicado

em

O músico Steve Harwell, vocalista e cofundador dos Smash Mouth, morreu hoje, aos 56 anos, em Boise, Idaho, nos Estados Unidos, informou o agente da banda citado pela revista Rolling Stone.

De acordo com o jornal The New York Times, Harwell morreu de insuficiência hepática, e encontrava-se a receber cuidados paliativos. Harwell afastara-se dos palcos em 2021, por motivos de saúde.

Nascido em 1967, Steve Harwell fundou os Smash Mouth na Califórnia, em 1994, com Kevin Coleman, na bateria, Greg Camp, na guitarra, e Paul De Lisle, no baixo, apostando numa sonoridade pop-rock, com apelo ao ska e ao punk.

Continuar a ler

Tendências