Siga-nos nas redes

Efemérides

Hoje é “Dia Mundial da Pneumonia”

Publicado

em

A doença mata três milhões de pessoas por ano, contando cerca de 476 mil mortes infantis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Desde 2000 que o número anual de morte de crianças com esta doença comum diminui para metade, existindo um plano para ainda o diminuir mais.

Este dia celebra-se desde 2009, com o objetivo de consciencializar o mundo sobre a principal causa de morte nas crianças com menos de 5 anos e de gerar ações que combatam este mal. A pneumonia causa mais mortes do que a malária, HIV, zika, tuberculose e ébola em conjunto.

Apesar de ser um dos males mais facilmente prevenidos na saúde mundial (através da vacinação), de 20 em 20 segundos morre uma criança vítima de pneumonia. Cerca de 99% dos óbitos derivados da pneumonia registam-se em países em desenvolvimento.

Um simples tratamento com antibióticos, que custa menos de 1 euro, é capaz de curar a pneumonia se for iniciado suficientemente cedo.

Sintomas de Pneumonia

  • dores no tórax
  • expetoração com secreção amarela (por vezes com sangue);
  • falta de ar
  • febre
  • tosse forte

Efemérides

Hoje é Dia Mundial da Rádio

Publicado

em

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

Continuar a ler

Efemérides

Whitney Houston partiu há dez anos

Publicado

em

O mundo perdeu Whitney Houston há uma década. A estrela norte-americana – uma das mais brilhantes – morreu afogada na banheira de um quarto de hotel em Beverly Hills, nos Estados Unidos, na véspera dos Grammys, cerimónia e galardões que Whitney tratava por tu há alguns anos.

A cantora, que na altura combatia contra os demónios da dependência de drogas e álcool, tinha apenas 48 anos. Celebramos o legado artístico de Whitney com dez curiosidades biográficas sobre a mulher, mãe, cantora, atriz e produtora.

Whitney, nascida a 9 de agosto de 1963, cresceu no meio das vozes magistrais e robustas do gospel e dos tons orgânicos e quentes da soul. Era filha da cantora soprano Cissy Houston, prima da histórica Dionne Warwick e amiga de longa data de Aretha Franklin – a estrela maior da soul que, sendo amiga de Cissy, acompanhou o crescimento da dona de ‘I Wanna Dance With Somebody’.

Continuar a ler

Efemérides

Já foi eleita a palavra do ano 2021

Publicado

em

Cerca de 35 mil pessoas elegeram a palavra do ano 2021. “Vacina” foi a vencedora da iniciativa da Porto Editora, escolhida por 45,4% dos internautas, ou seja, com 15 mil votos.

“Vacina” encerrava a lista das dez palavras candidatas que esteve em votação ‘online’ durante todo o mês de dezembro do ano passado. A justificação da escolha da palavra foi a seguinte: ”Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação”.

Em segundo lugar, na eleição d’”A Palavra do Ano”, ficou “resiliência”, com 30,5% dos votos e, a fechar o pódio, “teletrabalho”, que arrecadou 9,2% dos votos.

“Vacina” sucede a “saudade”, eleita em 2020.

Continuar a ler

FAMA – CANAL 2

TV

RÁDIO FAMA Q

PODCASTS FAMA RÁDIO

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências