Siga-nos nas redes

Efemérides

Hoje é “Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo”

Publicado

em

O Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo é comemorado anualmente a 9 de novembro.

A data alude à noite do dia 9 de novembro de 1938, que ficou conhecida como a Noite de Cristal e como o início de um dos episódios mais sombrios da história da humanidade: o Holocausto.

A luta contra o fascismo, racismo, xenofobia, anti-semitismo se faz todos os dias, porém, é preciso nunca se esquecer, nos organizarmos e lutarmos contra o fascismo cotidiano que se instala em nossas vidas.

A doutrina fascista e anti semitista do nazismo seria responsável por mais de 6 milhões de mortes. A data é recordada anualmente não só pelo alemães, mas também pela Europa e um pouco por todo o mundo, com o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo.

O dia foi criado pelo Parlamento Europeu, tendo em vista a luta contra o racismo e a xenofobia na União Europeia. Dizer não ao fascismo e ao anti-semitismo é o objetivo da data.

Curiosamente o dia 9 de novembro marca também a queda do muro de Berlim, em 1989.

Efemérides

Já foi eleita a palavra do ano 2021

Publicado

em

Cerca de 35 mil pessoas elegeram a palavra do ano 2021. “Vacina” foi a vencedora da iniciativa da Porto Editora, escolhida por 45,4% dos internautas, ou seja, com 15 mil votos.

“Vacina” encerrava a lista das dez palavras candidatas que esteve em votação ‘online’ durante todo o mês de dezembro do ano passado. A justificação da escolha da palavra foi a seguinte: ”Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação”.

Em segundo lugar, na eleição d’”A Palavra do Ano”, ficou “resiliência”, com 30,5% dos votos e, a fechar o pódio, “teletrabalho”, que arrecadou 9,2% dos votos.

“Vacina” sucede a “saudade”, eleita em 2020.

Continuar a ler

Efemérides

Liam Gallagher está com inveja da banda tributo aos Oasis presa num pub durante 3 dias

Publicado

em

É sabido que Liam Gallagher não perde um bom insólito, sobretudo quando diz respeito à sua ex-banda Oasis.

Na passada semana, a Noasis, uma banda tributo aos Oasis, ficou retida no pub Tan Hill Inn, em Yorkshire Dales, no Reino Unido. O bar onde estavam a atuar, que fica a uma altitude de 500 metros, foi atingido por uma tempestade de gelo na última sexta-feira, 26 de novembro.

A difícil remoção da neve fez com que os elementos da banda e os restantes 60 clientes que se encontravam no estabelecimento lá ficassem retidos durante três dias.

Ao saber do acontecimento através de um fã, Liam Gallagher admitiu no Twitter estar com inveja. “Na verdade, eu estou com inveja deles. Estou sempre a tentar ficar preso em algum lugar”, escreveu o músico.

Continuar a ler

Efemérides

Pink faz pedido especial a Cristiano Ronaldo. Jogador não tardou na resposta

Publicado

em

Há uma conversa no Twitter entre a cantora Pink e Cristiano Ronaldo que está a dar que falar.

A autora de “Cover Me In Sunshine” quer realizar o sonho de duas crianças, mas para isso precisa da ajuda do craque português.

“Olá Cristiano, estou a ajudar duas crianças este Natal que só querem uma camisola tuas. Eles não têm muito, mas estou determinada em tornar isto realidade. É extravagante mandares-me umas duas e mudar as suas vidas? Sei que fazes coisas fantásticas a todo o tempo, mas…”, escreveu Pink, esta quinta-feira.

Em menos de 24 horas, Cristiano Ronaldo já se fez ouvir e a resposta foi positiva, tal como esperado.

“Olá Pink, estou feliz por poder ajudar. Vou arranjar umas camisolas assinadas para essas crianças, sem problema. Muitos parabéns por fazeres isto acontecer”, escreveu CR7.

Continuar a ler

TV

RÁDIO FAMA Q

FAMA – CANAL 2

PODCASTS FAMA RÁDIO

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências