Siga-nos nas redes sociais

Efemérides

Hoje é “Dia Mundial do Polvo”

Publicado

em

Com mais de 300 milhões de anos, os polvos são das espécies mais antigas, precedendo os dinossauros. São constituídos por 90% de músculos e como não possuem ossos eles podem caber em espaços do tamanho de uma moeda. Eles podem ainda mudar de cor e de textura de pele rapidamente.

Um polvo tem cerca de 500 milhões de neurónios no cérebro e nos tentáculos, tem três corações e sangue azul, existindo 300 espécies de polvos reconhecidas. Todas as espécies são venenosas, mas apenas uma é perigosa ao homem: o polvo de anéis azuis, responsável por duas mortes.

Uma fêmea pode colocar 100 mil ovos e ter 280 ventosas em cada tentáculo.

Cerca de 50 mil toneladas de polvos são pescadas todos os anos, não sabendo os cientistas quantos polvos existem ainda nos oceanos.

Continuar a Ler

Efemérides

Hoje é “Dia Mundial do AVC”

Publicado

em

Por

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica.

Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.

A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.

Como reconhecer um AVC?

A assistência imediata é essencial para o tratamento e recuperação da vítima de AVC. Os principais sinais de um AVC são:

  • Boca ao lado e dificuldade em falar;
  • Falta de força no braço.

Como prevenir um AVC?

  • Não fumar nem beber álcool em excesso;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial.

O que fazer em caso de AVC?

É essencial contactar imediatamente o 112 (INEM) e tentar explicar em detalhe os sintomas.

Continuar a Ler

Efemérides

Hoje é “Dia Mundial da Terceira Idade”

Publicado

em

Por

Os idosos são pilares no seio da família, eles são responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar, ajudando à criação dos mais novos da família.

Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa. As pessoas mais idosas são as que passam mais tempo sozinhas. Muitos idosos vivem em carência económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa.

Continuar a Ler

Efemérides

Hoje é “Dia dos Jornalistas Pela Paz”

Publicado

em

Por

Este é um dia de reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo.

O papel do jornalista consiste em relatar os factos isentamente, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.

Os meios de comunicação social, por intermédio dos seus profissionais, podem ser um meio eficaz para derrubar injustiças, desconfianças, conflitos e para semear a compreensão, o respeito e a unidade.

Num contexto onde a informação é selecionada, escondida ou dada sem imparcialidade, é incentivada a desigualdade, a desordem, o conflito, o ódio e a guerra.

Continuar a Ler

FAMA TV

Jornal Opinião Pública

Artigos Recentes

FAMA NAS REDES

Trending