Siga-nos nas redes sociais

Efemérides

Maior superlua do ano acontece esta quarta-feira

Publicado

em

É já esta quarta-feira que acontece a maior superlua do ano. O fenómeno acontece devido ao alinhamento em linha reta do Sol, da Terra e da Lua.

 “A lua vai estar maior, principalmente ao nascer (a partir das 21.14 horas em Portugal continental) e ainda irá ficar avermelhada. A chamada lua de sangue. Acontece porque a luz que vai iluminar a Lua ao passar ao longo da atmosfera da Terra vai perder os tons azuis, chegando à lua apenas com os amarelos, laranjas e vermelhos, o que lhe dá tonalidade vermelha e nomenclatura”, explica o investigador do Instituto Astrofísico e Ciências do Espaço do Porto, Pedro Machado.

As superluas acontecem quando o satélite, em fase de lua cheia, fica junto do ponto mais próximo à Terra da sua órbita. E, de acordo com o The Guardian, esta semana, o centro da lua vai estar a apenas 357,462 km do centro da Terra.

Por sua vez, o eclipse lunar total que acontecerá na mesma altura não será visível em Portugal. Apenas a população da costa oeste da América, da costa leste da Ásia e em alguns territórios do Pacífico vão ter a oportunidade de assistir ao chamado “apagão”.

Efemérides

14 milhões de litros de água. Já viu a maior piscina do mundo?

Publicado

em

Por

A maior piscina do mundo, reconhecida pelo Guinness no passado dia 27 de junho, fica situada no Dubai e tem um total de 60 metros de profundidade. Para a encher são necessários 14 milhões de litros de água, o equivalente a seis piscinas olímpicas.

Em declarações CNN, o diretor da piscina, Jarrod Jablonski, refere até que “não é apenas a mais profunda e maior piscina do mundo. Há tantas coisas que não é justo chamá-la de piscina”.

É na Deep Dive Dubai é uma verdadeira cidade debaixo de água. Existem prédios submersos, mesas de jogos e até um cinema subaquático.

Por enquanto, é preciso um convite para mergulhar na piscina, mas a atração será aberta ao público ainda este ano.

Continuar a Ler

Efemérides

Irmãos atravessam desfiladeiro numa corda a quase 500 metros de altura

Publicado

em

Por

Dois irmãos norte-americanos conseguiram atravessar um desfiladeiro de 853 metros de comprimento através de uma corda presa em cada uma das margens.

A proeza dos norte-americanos teve lugar no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. A corda encontrava-se a 488 metros de altura, mas os atletas tinham uma salvaguarda. Um arnés, colocado à cintura e preso à corda, impedia a catastrófica queda até ao solo.

As tentativas de travessia foram várias. Moises e Daniel Monterrubio, que treinam para operacionais de de acesso por corda, caíram três e quatro vezes, respetivamente, devido aos ventos fortes que se faziam sentir, mas ambos concluíram o desafio com sucesso.

Continuar a Ler

Efemérides

Polícia leiloa cães que são demasiado dóceis para a função de “cão militar”

Publicado

em

Por

Se a grande maioria das pessoas deseja que os seus animais de estimação sejam o mais dóceis possíveis, a verdade é que as esquadras da polícia têm objetivos um pouco diferentes.

Atualmente, cinquenta e quatro cães semi-treinados de uma academia de polícia na China estão a ser leiloados. O motivo prende-se com o facto de serem demasiado simpáticos, acabando por chumbar no curso para a função de “cão militar”.

As licitações começam nos 25 euros, mas os seus futuros donos têm de comprometer-se a não os abandonar ou revender.

Continuar a Ler

PODCASTS FAMA RÁDIO

TV

Jornal

Artigos recentes

ARQUIVO

Redes

Tendências